Na madrugada desta terça-feira, 13 de agosto, Agudos registrou temperaturas baixíssimas, resultando em uma bela e gelada manhã com formação de geada, especialmente na estrada do Seminário, um popular local de caminhada. Em diversos pontos, a paisagem se transformou com a presença de cristais de gelo cobrindo o chão e as plantas. O fenômeno foi tão intenso que um facão congelado foi encontrado por Welinton Barros, que registrou o curioso momento.
A geada é formada pela condensação do vapor de água presente no ar, que, devido à baixa temperatura, se transforma em cristais de gelo sobre superfícies como plantas e solo. Este fenômeno ocorre principalmente pela advecção de massa de ar polar, que, ao passar pela região, provoca uma queda acentuada na temperatura.
Mesmo com o sol brilhando, o frio rigoroso deve continuar em Agudos até a quarta-feira, 14 de agosto. O afastamento da frente fria dará lugar a uma forte massa de ar polar, que intensificará ainda mais a sensação de frio na cidade.
A previsão para a próxima madrugada é de mínima de 7°C, enquanto a máxima não deve ultrapassar os 22°C. Já na quinta-feira, as temperaturas começarão a subir, com mínimas de 13°C e máximas de 27°C. Não há previsão de chuva para os próximos dias, indicando que o tempo seco e frio permanecerá por um tempo.