Dia 25 de Agosto – Dia do Soldado Sgto. Andirás Nogueira de Abreu - Herói Agudense da 2°Guerra Mundial.
25/08/2021 11:16 em Variedades
Dia 25 de Agosto – Dia do Soldado
 
Sgto. Andirás Nogueira de Abreu - Herói Agudense da 2°Guerra Mundial.
 
Andirás Nogueira de Abreu nasceu em Agudos, no dia 09/05/1. 919. Filho de Satunino de Paula Abreu Jr e Evangelina Nogueira de Abreu.
 
Ao completar 18 anos de idade, foi servir o exercito no parque D. Pedro II, em São Paulo.
 
Em 1.944,seguiu como tantos outros brasileiros para os campos de batalha, na Itália, engrossando o exército dos países aliados na 2°Guerra Mundial.
 
A 2° Guerra Mundial, iniciada em 1.939, já chegava ao fim. Seu Término ocorreu em maio de 1.945, mas poucos dias antes, haveria de provocar a morte do jovem Andirás.
 
O Brasil todo já comemorava o final de uma luta sangrenta. A família de Andirás mais ainda, porque dentro de alguns dias receberia de volta ao lar o jovem Andirás, para a alegria de todos. Quanta experiência teria o rapaz agudense adquirido em terras tão distantes! Quanta história teria para contar!
 
Mas, o destino foi cruel com o jovem, frustrando as esperanças dos seus amigos, conterrâneos e familiares.
 
No dia 22 de maio de 1.945, a família de Andirás recebe a notícia de sua morte, transmitida pelo gen. Canrobert Pereira da Costa, nos seguintes termos: “Bastante pesaroso, comunico-vos, de ordem do Exmo. Sr. Ministro, o falecimento em operações de guerra na Itália, no dia 29 de abril do corrente ano, do 2° Sargento Andirás Nogueira de Abreu da Força Expedicionária Brasileira que em terra estrangeira soube honrar as tradições gloriosas do soldado brasileiro, demonstrando no campo de batalha nobres virtudes morais.Entregue inteiramente ao serviço da Pátria, cuja honra defendeu com sacrifício da própria vida, deu assim um sublime exemplo de amor ao Brasil, tornando-se um legítimo orgulho e grande incentivo aos seus parentes, amigos, camaradas e compatriotas.”
 
O Sargento Andirás foi enterrado no Cemitério Militar Brasileiro de Pistóia, conforme consta no ofício enviado a família, pelo gen. Canrobert Pereira da Costa. Durante 15 anos, os soldados mortos na Itália permaneceram nesse cemitério onde hoje existe o Monumento Votivo Militar Brasileiro, depois os restos mortais de Andirás foram transferidos, posteriormente para o Monumento Nacional aos Mortos a Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, em 1.960, juntamente com os corpos dos demais pracinhas falecidos em combate.
 
Andirás Nogueira de Abreu estará sempre presente na memória de todos, como o jovem herói de guerra agudense, que, participando do maior confronto bélico da história, tombou nos campos de batalha, em defesa dos interesses da Nação Brasileira.
 
 
Fonte: Agudos 100 anos de História - Prof.ª Maria (Lya) De Rosa.
Museu Plinio Machado Cardia
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!